Wednesday, May 1, 2013

Saúde da Família - PSF


O Programa de Saúde da Família foi implementado pelo governo federal em 1994 e apresenta grande crescimento nos últimos anos. A Saúde da Família é atualmente uma estratégia de reorientação do modelo assistencial, que visa modificações na Área Básica da saúde brasileira.
A equipe do PSF é composta por 1 médico, 1 enfermeiro, 1 técnico de enfermagem e 6 agentes comunitários de saúde. Também pode contar com um dentista, 1 auxiliar de consultório dentário e 1 técnico em higiene dental. Tais equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número de famílias de determinada área geográfica, devendo executar ações de promoção de saúde, prevenção, recuperação e reabilitação de doenças e, acima de tudo, lutar pela manutenção da saúde desta comunidade.
É importante lembrar que o PSF é uma das portas de entrada do sistema de saúde e se comunica, quando necessário, com os demais níveis de atenção. A Atenção Primária apresenta grande resolubilidade dos agravos à saúde. Seu acesso pelo PSF auxilia na diminuição de gastos desnecessários com pacientes nas outras áreas, facilitando e melhorando a qualidade do SUS como um todo.

Para maiores informações, acesse:

No comments:

Post a Comment